Início

29 de agosto de 2008

FontStruct | FontStructing | soft

FontStruct | FontStructing | soft

Site editor de fontes disponibiliza recursos online gratuitamente.

eu sei que existem bilhões de fontes disponívels na web, contudo se você quiser personalizar uma fonte para um evento especial ou para uma logomarca, ou ainda para estilizar o nome de um website, em fim quiser fazer algo diferente e que saiu da frigideira agora, então essa é a solução.
É necessário, porém se cadastrar no site para poder usar as ferramentas.
Há uma demonstração em vídeo de como utilizar o FontStruct. Eu considerei excelente esse novo recurso para os designers em geral, especialmente os que produzem logotipos, como eu.

27 de agosto de 2008

Open Clip Art Library Drawing Together

Open Clip Art Library Drawing Together

Este site é para os designers que não tem um espaço para arquivar suas imagens ou quer divulgar para um público aberto suas artes.
Nele é possível, inclusive, postar imagens nos mais variados formatos:
png
gif
jpg
svg - vetor
Bastando para isso se registrar.
O arquivo no formato svg deve estar configurado no tamanho da tela interna do programa que o gerou.
O ideal é dar uma olhada no site nas dicas antes de iniciar a postagem de arquivos.
Para ir à página inicial do site clique aqui.

Cool Text: Gerador de logo e gráficos

Cool Text: Gerador de logo e gráficos

Este é um site que dispõe para o usuário, que não sabe ou não tem muito tempo para criar seus logotipos, um recurso online para criação de logos. Pelo que percebi são gerados por meio de ferramentas que estão presentes no Gimp, pois que eu vi estes efeitos neste programa livre.

Cool Text (Texto Legal) é um gerador de gráficos grátis para páginas web e para onde mais você precisar de um logo com trabalho de design. Simplesmente escolha o tipo de imagem que você deseja. Então preencha o formulário e você terá a sua imagem criada rapidamente.
Cool Text também destaca o arquivo de fontes gratuito com mais de 1.200 fontes disponíveis.
O que se pode fazer neste site em resumo:
  • Criar um logotipo em vários estilos e de maneira rápida - personalizado
  • Baixar o arquivo em vários formatos: gif, jpg, png, psd (Photoshop com camadas) e xcf (com camadas, GIMP nativo)
  • Baixar fontes de uso livre
  • Criar botões
Eu usei e recomendo o site. Cumpre o que promete. Vale a pena conferir.

O site está disponível na língua em português, alemão, inglês, espanhol, francês e turco.
Fonte: Cool Text

19 de agosto de 2008

Open Source ou Código Aberto

Open Source ou Código Aberto - Definição

Resolvi colocar aqui o conteúdo como está no site para haver discrepância. Eis as definições retiradas da Wikipédia Livre sobre esse tema:

O termo código aberto, ou open source em inglês, foi cunhado pela OSI (Open Source Initiative) e se refere ao mesmo software também chamado de software livre, ou seja, aquele que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto, a diferença entre os dois está no discurso. Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" para trazer um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" para discursar sobre um ponto de vista puramente técnico, sem conflitar questões éticas. Esta nomenclatura e discurso foram forjados por Eric Raymond e outros fundadores da OSI para apresentar o software livre a empresas de uma forma mais agradável a visão das corporações.

Fonte: Wikipédia

A definição do Open Source foi criada pela Open Source Iniciative(OSI) a partir do texto original da Debian Free Software Guidelines (DFSG) e determina que um programa de código aberto deve garantir:

1. Distribuição livre

  • A licença não deve restringir de nenhuma maneira a venda ou distribuição do programa gratuitamente, como componente de outro programa ou não.

2. Código fonte

  • O programa deve incluir seu código fonte e deve permitir a sua distribuição também na forma compilada. Se o programa não for distribuído com seu código fonte, deve haver algum meio de se obter o mesmo seja via rede ou com custo apenas de reprodução. O código deve ser legível e inteligível para qualquer programador.

3. Trabalhos Derivados

  • A licença deve permitir modificações e trabalhos derivados, e deve permitir que eles sejam distribuídos sobre os mesmos termos da licença original.

4. Integridade do autor do código fonte

  • A licença pode restringir o código fonte de ser distribuído em uma forma modificada apenas se a licença permitir a distribuição de arquivos patch(de atualização) com o código fonte para o propósito de modificar o programa no momento de sua construção. A licença deve explicitamente permitir a distribuição do programa construído a partir do código fonte modificado. Contudo, a licença pode ainda requerer que programas derivados tenham um nome ou número de versão diferentes do programa original.

5. Não discriminação contra pessoas ou grupos

  • A licença não pode ser discriminatória contra qualquer pessoa ou grupo de pessoas.

6. Não discriminação contra áreas de atuação

  • A licença não deve restringir qualquer pessoa de usar o programa em um ramo específico de atuação. Por exemplo, ela não deve proibir que o programa seja usado em um empresa, ou de ser usado para pesquisa genética.

7. Distribuição da Licença

  • Os direitos associados ao programa devem ser aplicáveis para todos aqueles cujo o programa é redistribuído, sem a necessidade da execução de uma licença adicional para estas partes.

8. Licença não específica à um produto

  • Os direitos associados ao programa não devem depender que o programa seja parte de uma distribuição específica de programas. Se o programa é extraído desta distribuição e usado ou distribuído dentro dos termos da licença do programa, todas as partes para quem o programa é redistribuído devem ter os mesmos direitos que aqueles que são garantidos em conjunção com a distribuição de programas original.

9. Licença não restrinja outros programas

  • A licença não pode colocar restrições em outros programas que são distribuídos juntos com o programa licenciado. Isto é, a licença não pode especificar que todos os programas distribuídos na mesma mídia de armazenamento sejam programas de código aberto.

10. Licença neutra em relação a tecnologia

  • Nenhuma cláusula da licença pode estabelecer uma tecnologia individual, estilo ou interface a ser aplicada no programa.

Alguns projetos FLOSS de sucesso mundial

Mozilla Firefox

Navegador Open Source desenvolvido pela Mozilla Foundation, que nos últimos anos tem ganhado grande número de usuários. Tem suporte aos padrões web e também pode adquirir mais recursos utilizando extensões. Quem deu início ao Firefox foram Dave Hyatt e Blake Ross.

Apache HTTP Server

Em meados de 1994 ex-funcionários do National Center for Supercomputing Applications,em português, Centro Nacional para Aplicações de Supercomputação, situado na Universidade de Illinois, começaram a reunir seus conhecimentos e desenvolvimentos para implementarem o HTTP. Brian Behlendorf e Cliff Skolnick fizeram uma lista de discussão, criaram um espaço onde as informações eram compartilhadas e os principais desenvolvedores tinham acesso a uma máquina na qual os trabalhos eram armazenados. No final de fevereiro de 1995, foi criada a Apache Software Foundation. Atualmente o servidor Apache é utilizado em mais de 50% dos servidores web do mundo.

Perl

A linguagem de programação Perl foi concebida oficialmente em 1987 por Larry Wall. Porém, só em 1989, com o lançamento da versão 3.0, licenciou-se sob a GPL (GNU General Public License). Atualmente a linguagem já se encontra na versão 5.8.8, possui diversos livros publicados e é a ferramenta responsável pela maioria do "conteúdo dinâmico" na World Wide Web.

Linux

Linux é um dos exemplos mais famosos de software Open Source. Este kernel (cerne ou núcleo) de sistema operacional vem sendo desenvolvido e aprimorado desde 1991, quando Linus Torvalds liberou seu código na Internet e licenciou-o sob a GPL. Atualmente o Linux já está na sua versão 2.6 e apresenta cerca de 450 distribuições diferentes. Todos estes desenvolvimentos foram possíveis graças à listas de discussões e espaços colaborativos.

Fonte: Wikipédia

18 de agosto de 2008

NOVA CARA DO BLOG


EU DISSE QUE A FIGURA DO BESOURO seria temporária....
Eu elaborei um novo logo para a marca de meu blog incluindo um novo inseto - a formiga. Gosto muito delas porque são fortes e resistente, apesar de serem pequeninas.
Elas conseguem erguer e carregar objetos que tenham muitas vezes o seu peso. Vivem em colônias sociais como os humanos, com a diferença de terem perfeita harmonia e divisão de trabalho. trabalho o tempo inteiro para manter a sociedade limpa e organizada, além de armazenar alimento para as estações de escassez e épocas difíceis. se alguém destrói a sua casa, elas a reconstroem em tempo recorde. se encontram uma de suas companheiras mortas levam para o formigueiro - só não me perguntem o que fazem com esses corpos.
Espero que apreciem esse novo visual e também aproveitem as dicas que tenho postado sobre os software´s livres mais legais da Terra.
se quiserem saber mais sobre formigas visitem esses links:

Tudo sobre formigas
Arteblog
Wikipédia

Jardim das Flores


Há estudos porém que relatam algumas características inesperadas das formigas:
Formigas são "traiçoeiras e corruptas"

Contudo o meu blog não é para discutir se a formiga é amigável ou não. Apenas usei-a como símbolo sem pretender explorar muito as suas caraterísticas comportamentais ou instintivas.
Usei-as mais por causa de sua forma em si e de suas articulações.

Inkscape Brasil :: Criando Layout de Sites e Botões Animados

Inkscape Brasil :: Criando Layout de Sites e Botões Animados:

No site Inkscape Brasil temos ótimos tutoriais para iniciantes e para quem já tem algum conhecimento deste programa vetorial. Há um que ensino como fazer layout de sites e botões, que trás os seguintes tópicos interessantes:

* Criando um Wireframe
* Desenhando o Layout
* Dicas de recortes para o layout
* Exportando partes do layout
* Recortes replicados
* Criando botões animados
* Finalizando
* Links

Curso de Inkscape

Excelente, por sinal. Vale a pena verificar e estudar. É bem extenso e compreende:

  1. Sobre o Inkscape
  2. Tipos de Imagem
  3. Ferramentas de Desenho
  4. Elementos do Desenho
  5. Ferramentas de Auxilio
  6. Pintando Elementos e suas Bordas
  7. Criando e Editando de Caminhos
  8. Manipulando Texto
  9. Imagens Bitmap no Inkscape
  10. Recortes e Máscaras
  11. Organizando Elementos
  12. Criando Clones
  13. Usando Efeitos
  14. Desenho Colaborativo
  15. Tutorial: Criando um Logotipo de Padrão Radial
  16. Criando Um Cartão De Visita
  17. Tutorial: Criando Cartaz e Folder
  18. Tutorial: Criando um Icone Vetorial
  19. Criando um Layout Web

Eu estou muito entusiasmado com o programa e me surpreendo a cada nova descoberta de recurso. Para acessar o menu do curso clique aqui.

Fontes: InkscapeBrasil e COLIVRE

15 de agosto de 2008

BrOffice.org 2.4.1 ! | BrOffice.org

BrOffice.org 2.4.1 ! | BrOffice.org:

É com prazer que apresento a suite de programas livres para escritório que está em sua versão 2.4.1 - BrOffice.org.

O que há de importante sobre o BrOffice.org?

O BrOffice.org é a mais aberta e democrática suíte de escritório disponível:

  • Sem licença comercial ou questões de compatibilidade de software para se preocupar
  • Sem barreira de idioma – se ainda não está disponível em seu idioma, é bem provável que estará em breve
  • Disponível em diversas plataformas - Microsoft Windows, Mac OS X X11, GNU/Linux, Solaris
  • Primeira suíte de escritório compatível com o formato OASIS OpenDocument
  • Código fonte disponível para download sob uma licença certificada pela OSI (Open Source Initiative)

Maiores informações sobre as novidades desta versão podem ser encontradas aqui.
Pacotes de linguagem, Solaris e pacotes com java estão disponíveis nos espelhos clicando aqui.

Para baixar o BrOffice.org - suíte de programas de escritório totalmente gratuita utilizada por milhões de brasileiros clique na figura ou no link abaixo:


BrOffice.org 2.4.1 (Windows) 113.7 MB


Fonte: BrOffice.org